A tentação também a sua fonte interna.

Neste rico Sábado, o nosso versículo é encontrado na Epístola Universal de Tiago Cap. 1. vers. 14 .:


“Mas cada um é tentado😍😍, quando atraído😗 e engodado pela própria concupiscência😆.”

Tg 1.14

Comentário do trecho: “Mas cada um é tentado”.

Neste artigo opinativo começamos a analise do versículo com a primeira afirmação dizendo que Cada um é tentado, ou seja, ela não exclui nenhum tipo ou perfil de pessoa. De fato, todos nos somos tentados. Não existe santo, não existe cargo eclesiástico, posição de classe social que não seja tentado. Imagine o planeta terra, as pessoas que habita nela são diariamente tentados. Talvez essa realidade pode soar muito cruel! E até diabólico. Mas é a verdade que precisa ser discutida, analisada e debatida nas diversas salas de Escola Dominical. Ninguém está imune, não importa quem seja! A tentação está para todos! Faz parte da realidade da vida! Mas não estamos sós! Deus está diariamente com a sua graça e misericórdia nos ajudando, nos capacitado e perdoando. Cristo veio ao mundo e diversas formas e vezes falou que “Deus nos ama, mas ele é justiça” e, por isso, temos escolhas, temos o livre-arbítrio. E quando Cristo estava na terra, Ele vivenciou essa atitude de Deus em relação aos seres humanos. E como consequência do amor e da justiça de Deus temos que realizar escolhas. Para realizar as escolhas boas da vida, a pessoa deve sempre ter em sua mente “sujeitar a Deus e resistir ao Diabo”, apenas isso basta para vencer as tentações, que sempre irão acontecer.

Comentário do trecho: Quando atraído

Note que a palavra “Quando” nos traz de informação um lapso temporal, ou seja, não somos tentado, a todo o momento, toda hora, e todo minuto. Mas claro, diversas vezes ao dia somos tentado, isso não quer dizer a todo tempo. Somos tentados “Quando atraído”, é nesses momentos que somos tentados. Exemplo, como se comporta um homem, em um momento de tranquilidade, com uma faca em punho? Será que terá a mesma atitude que o homem, em um momento de raiva? Essas situações os dois tem escolhas a fazer. Só que qual das duas situações você diria que tem maior probabilidade de realizar algum desastre? O homem com raiva ou o homem tranquilo? É bom perceber os momentos de tentações, isso ajuda a realizar a melhor maneira de passar pela tentação. Uma pessoa com sentimento de raiva, ódio, medo, inveja, excitação são momentos propícios para a hora de uma tentação. A tempestade não chega antes das nuvens negras do céu, né verdade! As nuvens negras atraem as chuvas. E os sentimentos ruins são as nuvens negras que atraem o pecado. Não importa qual tipo de vida da pessoa, ela vai ter tentações. E isso é fato! Embora que cada pessoa vai ter modos, maneira e tempos diferentes de tentações. Mas querendo ou não vai passar por esse difícil momento.

Comentário do trecho: “e engodado pela própria concupiscência.”

Todos são tentados de maneira especifica. e o quê quer dizer isso? Quer dizer que a tentação para um adultéro é diferente da tentação para um assassino. Vai depender muito do contexto social, familiar. Vai despender da história vivênciada pelo individuo. É simples! Veja: Um homem com tendência a prática do adultéro é tentado pelo desejo ao Dinheiro? Ou pelo desejo Sexual? É notavel que são situações diferentes, que algumas pessoas vão passar pela situação de forma franquila outras tensas, essa que são as tentações. Ninguém é tentado pelo desejo do outro! Mas sim pelo seu próprio desejo, ou seja, maneira especifica. Cada ser humano é tentado, certo! Mas cada um é tentado de maneira diferente! E mesmo assim, a palavra de Deus é a única maneira de passar pelo pecado. O desejo é um anseio próprio de cada um, mesmo que seja um desejo esquisito! Todo mundo tem escolhas em ceder ou não o pecado, isso é de responsabilidade de cada um. Mesmo que seja uma tentação especifica. Deus tem a capacidade de operar poderosamente na hora da tentação, só temos que escolher sujeitar a Deus e Resistir ao diabo.

A paz do Senhor,
Que Deus abençoe,
Maykon Carlos De Oliveira Siqueira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s