Existe um conflito interno da vida do crente entre a carne e o Espírito

Hoje, vamos trazer para vocês as diferentes versões bíblicas sobre o versículo que se encontra na Epístola do apóstolo Paulo aos Gálatas capitulo 5 e versículos 16-18:

Na Nova Tradução da Linguagem de Hoje (NTLH):

Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espirito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. Porém, se é o Espirito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei.

Na Nova Bíblia Viva (NBV):

Eu os aconselho a obedecerem somente as instruções do Espírito Santo. Ele lhes dirá onde ir e o que fazer, e assim vocês não estarão sempre satisfazendo os desejos da natureza pecaminosa. Porque nós por natureza gostamos de fazer coisas ruins que são justamente o oposto das coisas que o Espírito nos manda fazer; e as coisas boas que desejamos fazer quando o Espirito nos domina são justamente o oposto dos nossos desejos naturais. Estas duas forças dentro de nós estão lutando dentro de nós estão lutando constantemente uma com a outra, a fim de ganharem domínio sobre nós, e os nossos desejos nunca estão livres de suas pressões. Se vocês são guiados pelo Espírito Santo, não estão mais debaixo da Lei.

Na Almeida Revista e Corrigida (ARC)

Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espirito, não estais debaixo da lei.

Comentário do trecho: Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.

Este é um escrito de Paulo discursando em seu texto a importância de dedicar sua vida em realizar coisas boas, que edificam. Segundo ele esta atitude é “andar em espirito”, com isso, resulta o afastamento dos desejos da carne. Andar em espirito é a forma de caminhar o caminho, que é Cristo.

Comentário do trecho: Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.

Se observarmos bem a vida, estamos sempre agindo dentro de duas força que se opõem um contra o outro. Um ser humano apenas pode realizar uma atitude boa ou apenas uma atitude ruim. Com isso, podemos perceber que existem ordem natural que regem estas atitudes. Exemplo de uma atitude ruim, leia o texto descritivo:
– O homem teve raiva, com essa raiva ele prostituiu, roubou, matou e se suicidou.
E é isso a lei que rege a carne. Embora que tenha todo o contexto social e blá-blá. Em síntese é isso. A vida norteada pela carne leva a morte, e não uma morte com proposito, mas sem proposito ou motivo de vida. De realidade.
Exemplo de atitude boa:
O homem teve raiva. Ouviu a palavra de Deus. Se tornou um pregador. Um bom pai de família. Depois de viver muito e bem. A morte chegou.
Note que embora a morte chegue pra todos. Mas o legado da vida é diferente, a história, a força de vontade, a coragem, a atitude. Em nenhuma das opções não teve algo de novo, nada de diferente. Apenas existe duas leis! Duas atitudes! Duas opções! Qual delas você irá dedicar-se?

Comentário do trecho: Mas, se sois guiados pelo Espirito, não estais debaixo da lei.

O Espirito Santo é a autoridade maior do que a lei da carne. Ele supera a imaginação humana, a ordem natural das coisas profanas e cruel. Ele é perito e especialista em realizar coisas boas em situações de desastre. Então Paulo reconhecendo esta autoridade maior fala que devemos ouvir o Espirito Santo e deixar ser guiado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s